A primeira impressão de uma pessoa ao encontrar um Opilião é “Isso é uma aranha”…
A segunda, terceira, quarta e quinta impressão também. Apesar de sua semelhança, este estranho aracnídeo não é uma aranha.
Como dito, o opilião é um aracnídeo, ou seja pertence a mesma classe das aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. É conhecido popularmente como aranha-alho, aranha-bolde, aranha-de-chão, bodum e giramundo.. E ele definitivamente NÃO É UMA ARANHA.
A característica mais marcante do opilião é se parecer com uma aranha, possuir par de penas extremamente longas em relação ao corpo (não é regra) e seu corpo ovalado não exibir uma separação visível entre os seus dois segmentos.
Fato este, que não ocorre com as aranhas, elas apresentam uma distinção bem nítida no corpo (cefalotórax e abdome). Eu já disse que os opiliões não são aranhas né!?
O opilião pode ser encontrado em diversos lugares do planete, indo desde o cerrado brasileiro até os montes do Himalaia, e em todos eles são confundidos com aranhas.
Os opiliões são animais predadores e se alimentam basicamente de pequenos invertebrados e sucos vegetais. Na falta de outro alimento, comem aranhas e outros opiliões.
Existe uma lenda urbana, popular entre meia dúzia de pessoas que tem a capacidade de diferenciar um opilião de uma aranha, afirmando que o eles são animais venenosos, este dado é falso (pelo menos entre especies conhecidas).
Os opiliões não possuem glândulas de veneno, em contra partida, possuem uma glândula similar que secreta um líquido extremamente fedorento, que combinada com a tanatose (capacidade de fingir de morto) afasta os predadores.
0 comentários:
Postar um comentário